O que é o Círculo Cromático e como utilizá-lo?
- contato98757
- 5 de jan. de 2024
- 4 min de leitura
O que é o Círculo Cromático e como utilizá-lo?
Texto alternativo | Sala colorida, com paredes azul, amarela, vermelha e roxa. A parede vermelha contém nichos verde, azul e amarelo. |
Palavra-chave | círculo cromático |
Tipo de CTA | Comercial |
Título SEO | O que é o Círculo Cromático e como utilizá-lo? |
Meta Descrição | O círculo cromático é um dos elementos mais utilizados pelos decoradores, sendo considerado a “bússola” desses profissionais. Leia e saiba mais! |
Para decoradores e estilistas, por exemplo, o círculo cromático é uma das ferramentas mais utilizadas no dia a dia. Esse recurso ajuda os profissionais a escolherem as cores ideais para cada trabalho e como aplicá-las.
Apesar de parecer um termo mais técnico, todo mundo já usou o círculo cromático para realizar combinações de cores em algum momento, o que mostra que essa ferramenta sempre esteve presente em nosso cotidiano.
Porém, para usar o círculo cromático da maneira adequada é preciso seguir algumas regras e entender seu funcionamento.
Sendo assim, entenderemos, a seguir, mais sobre o que é e como utilizar essa ferramenta.
O que é o Círculo Cromático?
O círculo cromático representa, de forma simplificada, as cores percebidas pelo olho humano. Ele costuma se apresentar dividido em 12 partes (cada uma de uma cor), onde estão incluídas três cores primárias, três secundárias e seis terciárias.
As cores primárias são o amarelo, azul e vermelho, a partir das quais surgem as cores secundárias, que são a mistura de duas ou mais cores primárias. As cores terciárias são misturas de cores secundárias com outras cores primárias.
Essas combinações permitem que sejam criadas uma infinidade de novas cores a partir de uma cor primária. Além disso, adicionar a cor preta ou branca cria diferentes tons de uma mesma cor.
Quanto mais uma cor for misturada às demais, menor será a sua saturação, mas quanto mais pura ela for, mais saturada será.
Quais são as cores do Círculo Cromático?
As 12 cores que compõem o círculo cromático básico são:
Cores primárias: azul, vermelho e amarelo;
Cores secundárias: verde, laranja e violeta;
Cores terciárias: roxo-avermelhado, laranja-avermelhado, laranja-amarelado, verde-amarelado, verde-azulado, roxo-azulado.
Além dessas cores, como vimos, a adição de preto ou branco a elas pode criar diferentes tons, de modo que o círculo cromático não se limita apenas às cores puras e suas matrizes.
Na prática, para que serve o Círculo Cromático?
É através das cores do círculo cromático que o profissional é capaz de escolher e identificar qual cor é ideal para cada projeto, entendendo como utilizá-la corretamente dentro de um espaço, por exemplo.
Criar um ambiente com cores harmônicas é um trabalho árduo para os projetistas e deve ser realizado com cuidado, visando sempre o objetivo do cliente. Além disso, essa ferramenta também serve para criar a identidade do espaço.
Para que essas características sejam estabelecidas, existem alguns métodos de combinação de cores que devem ser levados em consideração.
Leis de harmonização de cores
As leis de harmonização contam com as cores complementares, análogas e complementares decompostas. Uma boa combinação segue um desses três métodos, cada qual com objetivos e resultados diferentes.
Cores Complementares
Os tons complementares são aquelas de alto contraste entre si e que são opostos no círculo cromático.
Se a intenção é criar um ambiente com cores vivas e muita personalidade, essa é uma opção, mas você deve se atentar para não escolher cores muito vibrantes, pois isso pode ofuscar a visão.
Alguns exemplos de complementares básicos são: vermelho e verde, amarelo e violeta e laranja e azul.
Cores Análogas
As cores análogas são aquelas que se encontram lado a lado no círculo cromático e o objetivo dessa combinação é criar uma unidade de cor no espaço. A dica é apostar em cores frias para criar um ambiente mais sofisticado e formal.
Exemplos de cores análogas são: amarelo e laranja amarelado, azul e verde azulado, e o violeta com o azul arroxeado.
Cores Complementares Decompostas
Já as cores complementares decompostas são determinadas por três cores equidistantes dentro do círculo, formando um triângulo de três lados iguais. Dessa forma, é possível obter um alto contraste sem perder a harmonia entre os tons.
Aqui, vale a pena apostar em uma cor predominante e distribuir as demais em outros elementos do ambiente, para que não se perca o equilíbrio entre elas.
Monocromáticas
Apesar de não ser, efetivamente, uma lei de harmonização, as combinações monocromáticas têm sido tendência nos últimos anos e vale a pena ser ressaltada.
Essa combinação consiste na escolha de tons aproximados de uma mesma cor, ou seja, criam-se variações a partir de uma mesma matriz e usa-se cores análogas dentro dessa nova paleta.
O estilo monocromático é uma ideia interessante e sua aplicação é muito elegante!
Quais são as principais propriedades das cores?
Outro fator que se deve levar em consideração na hora de utilizar o círculo cromático é a propriedade nas cores que serão usadas.
Em resumo, são três as propriedades mais importantes para uma cor:
1. Matriz
A matriz nada mais é do que a sua cor de origem, sem que sejam adicionados nem preto ou branco. Essa propriedade ajudará a escolher quais tons serão usados na combinação, e qual a melhor opção de harmonização.
2. Saturação
A saturação diz respeito à vivacidade da cor, quanto menos saturada ela for, mais próxima de cinza ou branco será. Mas se for bem saturada, tende a ser próximo de sua cor matriz.
Para a decoração, a saturação de uma cor pode mudar completamente um ambiente, devido à sua enorme gama de opções. É dessa propriedade que surgiram os termos de cores frias e quentes.
3. Valor
Por valor também podemos entender o brilho da cor.
Quanto mais brilhante for, mais próxima do branco será, e quanto menos, mais próxima do preto. Essa propriedade determina quão clara ou escura uma cor é, e tem relação com a quantidade de luz percebida.
Como utilizar o Círculo Cromático no ambiente?
Você pode utilizar as cores e as leis de harmonização do círculo cromático de diferentes formas no ambiente. Elas podem ser aplicadas em papéis de parede, móveis, elementos decorativos e pinturas.
Para usar essas técnicas é preciso considerar alguns pontos importantes para a decoração, como a iluminação do espaço e o estilo que o ambiente busca adotar, mas isso não deve ser um obstáculo, e sim, um guia.
Cada estilo de decoração possui uma recomendação de cores que podem ser utilizadas, a fim de reforçar a sua personalidade. Por isso, é interessante que sejam escolhidas as melhores opções.
Por exemplo, para ambientes que buscam transmitir paz, tranquilidade e equilíbrio, as cores mais indicadas são o branco, azul e verde. Enquanto isso, se você procura ter um cômodo com bastante personalidade e criatividade, amarelo, laranja, vermelho e violeta são cores indicadas.
Mas não se preocupe em fazer tudo isso sozinho, conheça os produtos da Decorenzi Concept e conte com quem tem experiência reconhecida pelo mercado em decoração!
תגובות